terça-feira, 30 de outubro de 2012

O uso das TIC nos meios de transporte


Um exemplo da sofisticada tecnologia presente no nosso dia-a-dia é o controlo de tráfego aéreo, que seria impossível gerir sem ajuda da tecnologia e das comunicações. Os aviões estão sempre controlados através de complexos radares em conjunto com os operadores de controlo que atrás de complexos sistemas informáticos "guiam" os aviões para as pistas correctas sendo avisados pelos sistemas quando existe algum Perigo. Os computadores efectuam os cálculos necessários evitando que haja alguma colisão entre aviões.


    Este sistema é também utilizado nos metros e nos comboios onde os sistemas tecnológicos disponíveis auxiliam os humanos facilitando o seu trabalho.


 

Um dos ícones de Londres que ficam na memória dos turistas são os seus típicos autocarros. Até existem postais e souvenirs com figuras destes autocarros tipicamente londrinos. No entanto, os autocarros antigos serão todos progressivamente substituídos, de forma a acompanhar as novas tecnologias por um novo modelo que será lançado em 2012, sendo que em Janeiro fará alguns testes. Será o autocarro mais ecológico da sua categoria. Utiliza um sistema híbrido e produz 640 g de dióxido de carbono por quilómetro. O autocarro possui um look futurista, tem três entradas e dois conjuntos de escadas para tornar mais rápida a entrada e saída dos passageiros.

Miguel e Rafael

Sem comentários:

Enviar um comentário