terça-feira, 30 de outubro de 2012

Importância das TIC na sociedade

A sociedade actual renasceu para uma nova era, a ERA das Novas Tecnologias.
            Estamos rodeados de mudanças na sociedade que resultam dos avanços das ciência e tecnologias que levam a uma evolução, que nos conduzem a uma revolução tecnológica, que nos leva a uma nova forma de socializar.
A palavra TIC (tecnologias da informação e comunicação) deriva das seguintes palavras:
. Informática – tratamento automático de informação em computadores;
. Tecnologias de informação – processo de tratamento central e comunicação da informação, através do hardware e software;
. Tecnologias de informação e comunicação – transmissão de informação através de redes de computadores e meios de comunicação.
Nessa revolução o computador tem um papel fundamental
Dadas as suas enormes possibilidades, como fenómeno tecnológico, científico, cultural, social e interactivo, ele tem tendência para ofuscar os meios de comunicação tradicionais: a televisão, revistas, jornais, o rádio e o livro. Todavia, cada média tem as suas possibilidades, as suas características, os seus objectivos e a sua história, o que lhes permite complementarem-se e interagirem entre si.
O computador é um novo meio de comunicação.
Quer nos apercebamos ou não, os computadores são uma parte fundamental da vida de todos nós. Empresas grandes e pequenas utilizam-no para pagar os salários, fazer a gestão do material e a sua contabilidade. São utilizados pelos bancos, comércio, indústria, serviços, pela Polícia, pelas Forças Armadas, companhias de aviação e ciências em geral.
Porém, temos que nos lembrar, que a realidade da ciência e tecnologia, dependendo da sabedoria e dos fins com que é utilizada, tanto pode ser um progresso, como uma ameaça. A utilização irresponsável do computador pode conduzir a verdadeiros pesadelos tecnológicos e sociais. Como podemos ver com o caso das Redes Sociais podem ser tão benéficas como maléficas uma vez que os conteúdos e a forma como são usadas podem ser uteis para a sociedade.
No caso da rede multibanco foi um avanço tecnológico que permitiu ás pessoas ter acesso á sua conta e ao seu banco em qualquer lugar do mundo.
João Lopes
Miguel Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário